Crônica

Hoje dia do Trabalhador, o AMADORISMO NO AR comemora 41 anos...

História de uma vida

Autor: Da Redação
Data publicação: 01/05/2015

Na década de 70 o esporte profissional em acessão no estado de Mato Grosso com o Operário, Mixto, Dom Bosco e Palmeiras para o acesso ao esporte nacional, veio a ideio do Radialista Claudio Kiesque que na época fazia o esporte profissional em fundar um programa voltado ao esporte amador, quem na época não era visto a nenhum órgão público e privado, daí veio o AMADORISMO NO AR.

O radialista chamado Celso Castilho (em memória) na época Diretor da Radio a voz do Oeste, convidou o Radialista Claudio Kiesque, para fazer um programa na emissora, naquela época para você comandar um programa de Rádio, você tinha que passar por uma grande sabatina, afinal... a Radia aqui citada era a maior audiência e a pioneira no radio Mato-grossense.

Tomei a decisão em um programa esportivo amador já que na época existia este vazio no rádio de Cuiabá, fui para o estúdio e comecei a falar da potência que o esporte poderia ser no futuro, era um programa de 15 minutos, estava comigo um grande amigo que junto bolamos o nome do programa AMADORISMO NO AR, com aprovação do diretor começamos a falar deste sofrido esporte só valorizado em tempo de política.

Começou a chegar alguma correspondência, a primeira carta foi do Shr. Benedito Tolentino que dirigia um time no Porto São Benedito, ai não parou mais, era centenas de cartas todos dias, o diretor aumentou o horário do programa para 30 minutos logo em seguida para uma hora, o esporte amador já tinha uma bandeira para defender seus times e jogadores.

Me lembro uma crítica que fizemos a um deputado quem não me recordo o nome, que tentou tirar o programa do ar, o mesmo entrou na justiça e não obteve êxito, outra vez fizemos uma crítica em um jogador violento que jogava pelas bandas do Planalto na grande Cuiabá, e ele veio armado na rádio tomar satisfação, mas também não obteve êxito em sua situação.

Lembro-me da 1º transmissão esportiva na beira de campo, foi no bairro do Planalto em Cuiabá na inauguração do campo de futebol do Universitário que e miniestádio hoje, foi o maior sucesso. O narrador era Claudio Kiesque e na Pista ou reportagem Ludovico Rosa, esta transmissão ficou na história a imprensa da capital nunca tinha visto aquilo, alguns criticarão outros elogiaram mas foi o começo, daí para frente a equipe foi crescendo chegando a ter 14 elementos na equipe, entre Secretario, narradores, repórter de pista e comentarista, e fazíamos as transmissão de todas as finais de campeonato, na época praticamente não existia ligas ou departamentos, os times  faziam jogos amistosos, era uma época difícil

Os times andavam encima de caminhão e tombeias, quem perdia procurava briga e nós fomos acabando com esta pratica, educando criando regulamentos mais severos, até criarmos o conselho disciplinar, foram tantos que ajudaram a educar o esporte amador da época, em nome de Detelinho o AMADORISMO NO AR agradece a esses parceiros que ficaram sempre na história.

O programa fez muitos homens para o rádio, no total são mais de 50 locutores, quando veio a lei que proibia andar em cima de caminhão, daí criamos as ligas e departamentos, estas tinham a obrigação de fazer o esporte no próprio bairro evitando andar em cima do caminhão, novamente foi sucesso.

O tempo passou os anos também hoje o que criamos está sendo copiado o que prova que a criação foi boa.

Não posso deixar de falar nos torneios que criamos os campeonatos que fizemos como a COPA INDUSTRIAL e centenas de outras, visitamos todas as comunidades levamos alegria, mas quando Deus nos coloca na terra o nos abençoa ele fala ao seu espírito você não e eterno.

Os cabelos vão embranquecendo, os anos vai chegando e você cumpriu com sua obrigação, mas plantou um legado deixou uma raiz forte e com jeito de brotar, quero que ele ilumina os caminhos de meu filho Tiego Poli para não deixar este legado acabar, que está raiz possa germinar bons frutos.

AMADORISMO NO AR DESDE  1º DE MAIO DE 1974 – 41 ANOS FAZENDO ESPORTE AMADOR

 

Assina o criador Claudio Kiesque 

Galeria de fotos




inscrições

 

SS Climatização

 

Açougue

 

Cristal Contabilidade

 



  •   Email: amadorismonoar@gmail.com
  •   Telefone: (65)3686-9482/99929-5042/9316 4917
  •   Endereço: Rua Janio Quadros, Nº 3, Qd 11 Centro Sul, Várzea Grande - Cuiabá MT

Fotos Dep

AMADORISMO NO AR - 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS